Olá!
Agora é o momento de verificarmos o que aprendemos. Façam os exercícios que na
próxima semana postarei o gabarito. Façam com atenção.
Bom
trabalho!
EXERCÍCIOS
(Vunesp)
As questões de
números 1 e 2 tomam por base o seguinte texto:
"Seja
qual for o lugar em que se ache o poeta, ou apunhalado pelas dores, ou ao lado
de sua bela, embalado pêlos prazeres; no cárcere, como no palácio; na paz, como
sobre o campo de batalha; se ele é verdadeiro poeta, jamais deve esquecer-se de
sua missão, e acha sempre o segredo de encantar os sentidos, vibrar as cordas
do coração, e elevar o pensamento nas asas da harmonia até as idéias
arquétipas."
1) O trecho
acima foi extraído da "Advertência" ao leitor feita por Domingos José
Gonçalves de Magalhães nas páginas iniciais de seu livro Suspiros Poéticos e Saudades. Que representa esta obra na história
da literatura brasileira?
2) A leitura do trecho acima citado
nos permite identificar o período literário a que pertence a obra. Comente duas
passagens desse trecho que revelem características da literatura do período em
questão.
3) (FEI-SP)
Assinale o
item que contém somente
características românticas:
a)
Subjetivismo, bucolismo, sentimentalismo.
b)
Subjetivismo, nacionalismo, pastoralismo.
c) Culto à
natureza, nacionalismo, culto ao contraste.
d)
Conceitismo, liberdade de formas, cultismo.
e)
Nacionalismo, culto à natureza, liberdade de formas.
4) (UFRS)
Considere as
seguintes afirmações:
I. Pode-se
afirmar que o Romantismo brasileiro foi a manifestação artística que mais bem
expressou o sentimento nacionalista desenvolvido com a independência do país.
II. Os
romancistas românticos, preocupados com a formação de uma literatura que
expressasse a cor local, criaram romances considerados regionais, mais pela
temática do que pela linguagem.
IIl. A
tendência indianista do Romantismo brasileiro tinha por objetivo a
desmistificação do papel do índio na história do Brasil desde a colonização.
Quais estão
corretas?
a) Apenas
I. b) Apenas II. c) Apenas I e II. d) Apenas I e III. e) I. II e III.
5) (UEL-PR)
O Romantismo
graças à ideologia dominante e a um complexo conteúdo artístico, social e
político, caracteriza-se como uma época propicia ao aparecimento de naturezas
humanas marcadas por:
a)
Teocentrismo. Hipersensibilidade, alegria, otimismo e crença.
b)
Etnocentrismo, insensibilidade. descontração, otimismo e crença na sociedade.
c)
Egocentrismo, hipersensibilidade, melancolia, pessimismo, angústia e desespero.
d)
Teocentrismo. insensibilidade, descontração, angústia e desesperança.
e)
Egocentrismo, hipersensibilidade, alegria, descontração e crença no futuro.
6) (Tatec-SP)
"O
indianismo dos românticos |...| denota tendência para particularizar os grandes
temas, as grandes atitudes de que se nutria a literatura ocidental,
inserindo-as na realidade local, tratando-as como próprias de uma tradição
brasileira."
Considerando-se
o texto acima, pode-se dizer que o
indianismo na literatura romântica brasileira:
a) Procurou
ser uma cópia dos modelos europeus.
b) Adaptou a
realidade brasileira aos modelos europeus.
c) Ignorou a
literatura ocidental para valorizar a tradição brasileira.
d) Deformou a
tradição brasileira para adaptar-se à literatura ocidental.
e) Procurou
adaptar os modelos europeus à realidade local.
7) (Fuvest-SP)
Tomadas em
conjunto, as obras de Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves
demonstram que, no Brasil, a poesia romântica:
a) Pouco deveu
às literaturas estrangeiras, consolidando de forma homogênea a inclinação
sentimental e o anseio nacionalista dos escritores da época.
b) Repercutiu,
com efeitos locais, diferentes valores e tonalidades da literatura européia: a
dignidade do homem natural, a exacerbação das paixões e a crença em lutas
libertárias.
c) Constituiu
um painel de estilos diversificados cada um dos poetas criando livremente sua
linguagem, mas preocupados todos com a afirmação dos ideais abolicionistas e
republicanos.
d) Refletiu as
tendências ao intimismo e à morbidez de alguns poetas europeus, evitando
ocupar-se com temas sociais históricos, tidos como prosaicos.
e) Cultuou
sobretudo o satanismo, inspirado no poeta inglês Byron, e a memória nostálgica
da Antiguidade clássica, representadas por suas ruínas.
8) (Fuvest-SP)
“Já de morte o
palor me cobre o rosto,
Nos lábios
meus o alento desfalece,
Surda agonia o
coração fenece,
E devora meu
ser imortal desgosto!”
No fragmento
anterior, pertencente a Álvares de Azevedo, notam-se características de qual
tendência romântica?
a)
Mal-do-século.
b) Bucolismo.
c) Poesia
condoreira.
d)
Nacionalismo.
e. Indianismo.
9) (Mack-SP)
Assinale a
alternativa incorreta a respeito de
Fagundes Varela:
a) É um poeta
de transição entre a segunda e a terceira geração romântica.
b) Cantos
meridionais são poesias de cunho lírico, associado aos panoramas tropicais.
c) "Cântico
do calvário” é uma elegia escrita em
memória do filho.
d) A
religiosidade é um tema presente em parte de sua obra.
e) E na poesia
indianista que atinge o ponto mais elevado de sua produção poética.
10) (PUC-RS)
"Sou como
a pomba e como as vozes dela
É triste o meu
cantar;
— Flor dos
trópicos — cá na Europa fria
Eu definho
chorando noite e dia Saudades do meu lar."
A estrofe
acima salienta uma das linhas da reduzida temática da poesia de Casimiro de
Abreu, que é a:
a) Vida
familiar.
b) Paisagem
nativa.
c) Saudade da
pátria.
d) Ternura
sonhadora.
e) Timidez
amorosa.
11)
(Unitau-SP)
“É o mais subjetivo, o mais individualista,
e, nesse sentido, o mais romântico dos nossos poetas românticos. E, ao mesmo
tempo, o mais antirromântico.” (M. J.
da Trindade Negrão)
Trata-se de:
a) Gonçalves Dias.
b) Gonçalves
de Magalhães.
c) Álvares de
Azevedo.
d) Castro
Alves.
e) Fagundes
Varela.
GABARITO
01) Resposta: Essa obra, publicada em 1836, é
considerada o marco inicial do Romantismo no Brasil.
02) Resposta: Nesse trecho é possível perceber
algumas características do romantismo, como: valorização da emoção, das
sensações (“acha sempre o segredo de
encantar os sentidos”) e sentimentalismo (“vibrar as cordas do coração”).
03) Letra: E
04) Letra: B
05) Letra: C
06) Letra: E
07) Letra: D
08) Letra: B
09) Letra: A
10) Letra: E
11) Letra: C
Muito legal Andréa, achei ótimo. Pode ser usado com seus alunos do 2º ano, não é mesmo? É um excelente espaço para compartilhar informações além de ser um recurso pedagógico tecnologicamente avançado. Conto com a sua colaboração para incentivar outros professores no uso das novas tecnologias em suas aulas. Parabéns!!!
ResponderExcluirMárcia
1) Esta obra representa o marco do romantismo no brasil.
ResponderExcluir2) No trecho é apresentado sentimentalismo (característica importante do romantismo).
3)e
4)b
5)c
6)e
7)b
8)a
9)e
10)c
11)c
Letícia Biscard, turma 2030
1) Esta obra representa o grande marco do romantismo no brasil.
ResponderExcluir2) O trecho apresenta sentimentalismo (Uma das características mais importantes do romantismo)
3)e
4)b
5)c
6)e
7)b
8)a
9)e
10)c
11)c
Bárbara Vitória turma 2030
1um marca no romastismo
ResponderExcluir2ao lado de sua bela embalado pêlos prazeresno càrcere como nopalàcio;na paz como sobreo compo de batalha
3a
4c
5d
6a
7b
8c
9e
10a
11c
Camila Ferreira Da Silva
Turma 2030
1) A obra representa o grande marco do romantismo no Brasil.
ResponderExcluir2) O trecho apresenta sentimentalismo (Uma das características mais importantes do romantismo)
3)e
4)b
5)c
6)e
7)b
8)a
9)e
10)c
11)c
Rayane Souza
Turma 2032
1) Esta obra representa o marco do romantismo no brasil.
ResponderExcluir2) No trecho é apresentado sentimentalismo (característica importante do romantismo).
3)e
4)b
5)c
6)e
7)b
8)a
9)e
10)c
11)c
Natália Suellen
Turma 2032
1) Esta obra representa o grande marco do romantismo no Brasil.
ResponderExcluir2) O trecho apresenta sentimentalismo (Características mais importantes do romantismo)
3)E
4)B
5)C
6)E
7)B
8)A
9)E
10)C
11)C
Maria Eduarda
Turma 2030
1) A obra representa o marco do romantismo no brasil.
ResponderExcluir2) O é apresentado sentimentalismo (característica importante do romantismo).
3)e
4)a
5)c
6)c
7)b
8)a
9)e
10)c
11)c
sthefane coelho turma 2030
1-O romantismo brasileiro
ResponderExcluir2-O sentimentalismo
3-C
4-A
5-C
6-B
7-D
8-A
9-E
10-C
11-C
Thales Augusto - Turma 2030
1) Esta obra representa o marco do romantismo no brasil.
ResponderExcluir2) No trecho é apresentado sentimentalismo (característica importante do romantismo).
3)e
4)b
5)c
6)e
7)b
8)a
9)e
10)c
11)c
Larissa Q. Freire
Turma: 2030
1) a obra representa o marco do romantismo no Brasil.
ResponderExcluir2)O trecho mostra sentimentalismo
3)A
4)B
5)C
6)E
7)B
8)B
9)E
10)C
11)C
Maria Clara de Oliveira
Turma 2030
1- O romantismo no Brasil.
ResponderExcluir2- O é apresentado sentimentalismo (característica importante do romantismo).
3)e
4)a
5)d
6)c
7)b
8)a
9)e
10)c
11)c
Myrian / turma2032
1)É considerada a obra iniciadora do Romantismo no Brasil.
ResponderExcluir2)encantar os sentidos, vibrar as cordas do coração: sentimentalismo, valorização da emoção.
elevar o pensamento nas asas da harmonia: idealização.
3)letra e
4)letra b
5)letra c
6)letra e
7)letra b
8)letra a
9)letra e
10)letra c
11)letra c
Paloma Maria Gomes
Turma 2030
1) Esta obra "Suspiros poéticos e saudades", de Domingos José Gonçalves de Magalhães, representa o grande marco fundador do Romantismo no Brasil.
ResponderExcluir2) "Encantar o sentido, vibrar as cordas do coração" - Sentimentalismo
"Elevar os pensamentos nas asas da harmonia" - Idealização
3)E
4)C
5)C
6)E
7)B
8)A
9)E
10)C
11)C
Cássia Helen
Turma: 2030
1) Esta obra representa o marco do romantismo Brasil
ResponderExcluir2)E encantar os sentidos,vibrar as cordas do coração: sentimentalismo,valorização da emoção.
3)c
4)b
5)d
6)b
7)a
8)b
9)c
10)c
11)d
Daniel Maranha
Turma: 2030
1) Esta obra representa o marco do romantismo no brasil.
ResponderExcluir2) O trecho apresenta o sentimentalismo, e a idealização.
3)E
4)B
5)C
6)E
7)B
8)A
9)E
10)C
11)C
Bruna Caroline
Turma:2030
1- Essa obra representa o marco inicial do Romantismo no Brasil.
ResponderExcluir2- “acha sempre o segredo de encantar os sentidos”: valorização da emoção / vibrar as cordas do coração:sentimentalismo
3- e
4-b
5-c
6-e
7-d
8-b
9-a
10-e
11-c
Gabriela
Turma 2030
1-Representa o marco inicial do Romantismo no Brasil.
ResponderExcluir2-o sentimentalismo pois e uma característica importante do romantismo
3-e
4-b
5-c
6-e
7-c
8-b
9-a
10-d
11-c
João Pedro Pateis
turma 2030
1)Esta obra De Domingos José Gonçalves Magalhães representa o marco inicial do Romantismo no Brasil
ResponderExcluir2).."Encantar os sentidos ,vibrar as cordas do coração ...":Sentimentalismo
...."Elevar os pensamentos nas asas da harmonia"....idealização
3)e
4)b
5)c
6)e
7)b
8)b
9)e
10)c
11)c
Gabriela C. Almeida
turma 2032
1- o romantismo no brasil.
ResponderExcluir2- no trecho é apresentado sentimentalismo(caracteristicas do romantismo)
3- E
4-B
5-C
6-E
7-B
8-A
9-E
10-C
11- C
Katyelle Santos
Turma TI-2032.
1-representa o marco do romantismo no brasil.
ResponderExcluir2-O trecho citado representa o sentimentalismo e a idealização.
3-E
4-B
5-C
6-E
7-B
8-B
9-A
10-E
11-C
nome; Aline Grazielle turma; 2030
Adorei esta ideia vejo isso como um insentivo para os que não gostam de ler e você ainda da dicas de livros interessantes. Aline da sala 2030
ResponderExcluir1) Representa marco inicial do romantismo no Brasil.
ResponderExcluir2) O trecho apresenta sentimentalismo (Características mais importantes do romantismo)
3)E
4)B
5)C
6)E
7)B
8)A
9)E
10)C
11)C
Natalia Da Silva
Turma 2030
1) É o marco iniciador do Romantismo no Brasil.
ResponderExcluir2) ...Encantar os sentidos, vibrar as cordas do coração... - Sentimentalismo
... Elevar o pensamento nas asas da harmonia... - Idealização
3) e
4) c
5) c
6) e
7) b
8) a
9) e
10) c
11) c
Poliana Alves
Turma - 2030
1)Representa o marco inicial do Romantismo No Brasil
ResponderExcluir2)...."Encantar os sentidos ,vibrar as cordas do coração" ...Sentimentalismo
...."Elevar o pensamento nas asas da harmonia ....idealização
3)e
4)b
5)c
6)e
7)b
8)b
9)e
10)c
11)c
Dayse Martins
Turma 2032
1)Esta obra representa o marco inicial do Romantismo no Brasil.
ResponderExcluir2) Em dois trechos :..."Encantar os sentidos ,vibrar as cordas do coração ..." ..."Elevar o pensamento nas asas da harmonia ...."representam sentimentalismo e idealização características do Romantismo
3)e
4)b
5)c
6)e
7)b
8)b
9)e
10)c
11)c
Eugenia Carla
Turma 2032
Respondendo o exercício acima:
ResponderExcluir01- Esta obra representa o Marco do Romantismo no Brasil
02- O trecho citado representa o sentimentalismo e a idealização, sendo o sentimentalismo uma característica mais importante do romantismo.
- Elevar o pensamento nas asas da harmonia = Idealização
- Encantar os sentidos, vibrar as cordas do coração = Sentimentalismo
03) E
04) B
05) C
06) E
07) B
08) A
09) E
10) C
11) C
Aluna: Grazzielle Vasconcelos
Turma : 2032 TI
Vejo que assim os alunos que não são muito interessados por leitura, terão mais prazer em fazer um exercício ou ate mesmo uma pesquisa. Essa forma chama bastante minha atenção pois amo ler, e observei que aqui no blog você posta sugestão de livros para uma boa leitura. Estou amando ! Vejo que com a tecnologia tudo pode ficar mais prazeroso, divertido. Sou totalmente a favor de alguns trabalhos serem assim. Amei poder fazer o trabalho assim, fiquei ate mais a vontade. Desde ja Obrigada. Beijos .
ResponderExcluirAluna : Grazzielle Moreira
Turma de TI : 3032
Respondendo o exercício acima:
ResponderExcluir01- Esta obra representa o Marco do Romantismo no Brasil
02- O trecho citado representa o sentimentalismo e a idealização, sendo o sentimentalismo uma característica mais importante do romantismo.
- Elevar o pensamento nas asas da harmonia = Idealização
- Encantar os sentidos, vibrar as cordas do coração = Sentimentalismo
03) E
04) B
05) C
06) E
07) B
08) A
09) E
10) C
11) C
Aluno: Pedro Henrique
Turma de TI : 2032
1)Esta obra representa o marco inicial do romantismo no Brasil.
ResponderExcluir2).."Encantar os sentidos ,vibrar as cordas do coração": Sentimentalismo
...."Elevar os pensamentos nas asas da harmonia": Idealização
3)E
4)B
5)C
6)E
7)B
8)B
9)E
10)C
11)C
Professora, fui pra casa dos meus parentes, e não consegui fazer esta atividade.
Jorge Antonio
Turma: 2032
Respondendo o exercício acima:
ResponderExcluir01- Esta obra representa o Marco do Romantismo no Brasil
02- O trecho citado representa o sentimentalismo e a idealização, sendo o sentimentalismo uma característica mais importante do romantismo.
- Elevar o pensamento nas asas da harmonia = Idealização
- Encantar os sentidos, vibrar as cordas do coração = Sentimentalismo
03) E
04) B
05) C
06) E
07) B
08) A
09) E
10) C
11) C
Aluno:João Victor Quirino
Turma:2032
Respondendo o exercício acima:
Excluir01- Esta obra representa o Marco do Romantismo no Brasil
02- O trecho citado representa o sentimentalismo e a idealização, sendo o sentimentalismo uma característica mais importante do romantismo.
- Elevar o pensamento nas asas da harmonia = Idealização
- Encantar os sentidos, vibrar as cordas do coração = Sentimentalismo
03) E
04) B
05) C
06) E
07) B
08) A
09) E
10) C
11) C
Aluno:Daniel Gustavo De Souza Santos
Turma:2032
1) Marca o início do romantismo no Brasil.
ResponderExcluir2)Sentimentalismo: encantar os sentidos, vibrar as cordas do coração
Idealização: elevar o pensamento nas asas da harmonia.
3)e
4)a
5)c
6)e
7)b
8)a
9)e
10)c
11)c
Aluno: Luiza Torres
Turma: 2030
1) Marca o início do romantismo no Brasil.
ResponderExcluir2)Sentimentalismo: encantar os sentidos, vibrar as cordas do coração
Idealização: elevar o pensamento nas asas da harmonia.
3)e
4)a
5)c
6)e
7)b
8)a
9)e
10)c
11)c
Aluno: Rodrigo Henrique
Turma: 2032
1) Representa um marco do romantismo no brasil.
ResponderExcluir2) ...."Encantar os sentidos ,vibrar as cordas do coração" ...Sentimentalismo
...."Elevar o pensamento nas asas da harmonia ....idealização
3) e
4) b
5) c
6) e
7) b
8) b
9) e
10) c
11) c
Aluna: Mayra Stephanie
Turma: 2032
1-Representa o marco na literatura,pois foi o primeira obra do romantismo brasileiro
ResponderExcluir2-O trecho apresenta o sentimentalismo que e umas das principais caracteristicas do romantismo
3) e
4) b
5) c
6) e
7) b
8) b
9) e
10) c
11) c
milena daniele-2032
1)E o marco no romantismo brasileiro
ResponderExcluir2)apresenta o sentimentalismo que e umas das principais caracteristicas do romantismo
3) e
4) b
5) c
6) e
7) b
8) b
9) e
10) c
11) c
marina morais 2032
1) A obra representa o marco do romantismo no brasil.
ResponderExcluir2) O é apresentado sentimentalismo (característica importante do romantismo).
3)e
4)a
5)c
6)c
7)b
8)a
9)e
10)c
11)c
Luana turma 2032
1) Ela foi a primeira obra do Romantismo no Brasil
ResponderExcluir2)"Que ao lado de sua bela", "vibrar as cordas do coração"
3)e
4)b
5)c
6)b
7)c
8)a
9)e
10)c
11) b
1)É considerada a obra iniciadora do Romantismo no Brasil.
ResponderExcluir2)No trecho é apresentado sentimentalismo (característica importante do romantismo).
3) e
4) b
5) c
6) e
7) b
8) a
9) e
10) c
11) c
Aluna: Lizandra Cristina Côrtes
Turma: 2030
1) Essa obra representa o marco do romantismo no Brasil.
ResponderExcluir2) O trecho apresenta sentimentalismo (característica mais importante no romantismo ).
3) c
4) a
5) c
6) b
7) b
8) a
9) c
10) c
11) c
Aluna: Talita Santos
Turma: 2030
1) Esta obra representa o marco do romantismo no Brasil.
ResponderExcluir2) O trecho apresenta sentimentalismo.
3) c
4) a
5) c
6) d
7) b
8) a
9) e
10) c
11) c
Aluna: Thainá Moreira
Turma: 2030
1) Marca o início do romantismo no Brasil.
ResponderExcluir2) Sentimentalismo; idealização.
3) e
4) a
5) c
6) e
7) b
8) a
9) e
10) c
11) c
Aluna: Ana Luiza Ferreira Mendes
Turma: 2030