Romantismo no Brasil
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O Romantismo no Brasil teve
como marco fundador a publicação do livro de poemas "Suspiros poéticos e
saudades", de Domingos José Gonçalves de Magalhães,
em 1836,
e durou 45 anos. Nos primórdios dessa fase literária, 1833, um grupo de jovens
estudantes brasileiros em Paris, sob a orientação de Gonçalves Magalhães e
de Manuel de Araújo Porto Alegre, inicia um
processo de renovação das letras, influenciados por Almeida
Garret e pela leitura dos românticos franceses. Em 1836, ainda
em Paris o mesmo grupo de brasileiros funda a Revista
Brasiliense de Ciências, Letras e Artes, cujos dois primeiros
números traziam como epígrafe: "Tudo pelo Brasil e para o Brasil".
Ainda no mesmo ano, no Brasil - momento histórico em que ocorre o Romantismo,
14 anos após a sua Independência - esse movimento é visível pela valorização do
nacionalismo e da liberdade, sentimentos que se ajustavam ao espírito de um
país que acabava de se tornar uma nação rompendo com o domínio colonial.
Fundamentos teóricos
Três fundamentos do estilo romântico:
O egocentrismo: também chamado de subjetivismo, ou
individualismo. Evidencia a tendência romântica à pessoalidade e ao
desligamento da sociedade. O artista volta-se para dentro de si mesmo,
colocando-se como centro do universo poético. A primeira pessoa
("eu") ganha relevância nos poemas.
O nacionalismo: corresponde à valorização das
particularidades locais. Opondo-se ao registro de ambiente árcade, que se
pautava pela mesmice, vendo pastoralismo em todos os lugares, o Romantismo
propõe um destaque da chamada "cor local", isto é, o conjunto de
aspectos particulares de cada região. Esses aspectos envolvem componentes
geográficos, históricos e culturais. Assim, a cultura popular ganha
considerável espaço nas discussões intelectuais de elite.
A liberdade de expressão: é um dos pontos mais importantes da
escola romântica. "Nem regra , nem modelos "- afirma Victor Hugo, um
dos mais destacados românticos franceses. Pretendendo explorar as dimensões
variadas de seu próprio "eu", o artista se recusa a adaptar a
expressão de suas emoções a um conjunto de regras pré-estabelecido. Da mesma
forma, afasta-se de modelos artísticos consagrados, optando por uma busca
incessante da originalidade.
Características
· Maior liberdade formal
· Vocabulário mais brasileiro
· Religiosidade
· Evasão
· A idealização da realidade
· A idealização da Mulher (figura feminina).
A Poesia Romântica

Três renomados escritores brasileiros do século XIX. Da esquerda para
direita: Gonçalves
Dias, Manuel de Araújo Porto-Alegre e Gonçalves de Magalhães (1858
No Brasil, a poesia romântica é
marcada, num primeiro momento, pelo teor patriótico, de afirmação nacional, de
compreensão do que era ser brasileiro, ou pela expressão do eu, isto é, pela
expressão dos sentimentos mais íntimos, dos desejos mais pessoais, diferente do
ideal de imitação da natureza presente na poesia árcade. Isto tudo seguido de
uma revolução na linguagem poética, que passou a buscar uma proximidade com o
cotidiano das pessoas, com a linguagem do dia-a-dia. No poema "Invocação
do Anjo da Poesia", Gonçalves de Magalhães diz que vai abandonar as
convenções clássicas (cultura grega) em favor do sentimento pessoal e do sentimento
patriótico.
De acordo com
as características e vertentes assumidas por cada poeta romântico, a poesia
romântica pode ser dividida em:
Primeira geração - Indianista ou Nacionalista
·
Influência direta da Independência do Brasil
(1825)
·
Exaltação à natureza e à pátria
·
O Índio como grande herói nacional
Principais
poetas
·
Domingos José Gonçalves de Magalhães (1811 a 1882)
·
Manuel de Araújo Porto Alegre (1806 a 1879)
·
Antônio Gonçalves Dias (1823 a 1864)
Segunda geração - Ultrarromantismo ou Mal do Século
· Byronismo -
Atitude amplamente cultivada entre os poetas da segunda geração romântica e
relacionada ao poeta inglês Lord Byron.
Caracteriza-se por mostrar um estilo de vida e uma forma particular de ver o
mundo; um estilo de vida boêmia, noturna, voltada para o vício e os prazeres da
bebida, do fumo e do sexo. Sua forma de ver o
mundo é egocêntrica, narcisista,
pessimista, angustiada e, por vezes, satânica.
· Spleen -
Termo inglês que traduz o tédio, o desencanto, a insatisfação e a melancolia
diante da vida (significa literalmente, "baço").
· Fuga
da realidade, evasão - Através da morte, do sonho, da loucura,
do vinho, etc.
· Satanismo - A
referência ao demônio, às cerimônias demoníacas proibidas e obscuras. O inferno
é visto como prolongamento das dores e das orgias da Terra.
· A
noite, o mistério - Preferência por ambientes fúnebres,
noturnos, misteriosos, apropriados aos rituais satânicos e à reflexão sobre a
morte, depressão e solidão.
· Mulher
idealizada, distante - A figura feminina é freqüentemente um
sonho, um anjo, inacessível. O amor não se concretiza e em alguns momentos o
poeta assume o medo de amar.
Principais
poetas
· Junqueira Freire
· Fagundes Varela
· Fagundes Varela
Terceira geração - Condoreira
CASTRO ALVES
Litografia de Castro Alves em rótulo de cigarro.
·
Uso de exclamações, exageros, apóstrofes.
·
Mulher presente, carnal.
·
Volta-se para o futuro, progresso.
·
Luta pela liberdade, temáticas sociais.
·
Ainda fala sobre o amor.
·
O condor simboliza a liberdade, por isso
geração condoreira.
Principais
poetas
·
Castro Alves - "O Poeta dos Escravos"
· Sousândrade"o
Poeta da transição" considerado o poeta "divisor de águas" entre
o Romantismo e a nova escola o Realismo.
A Prosa Romântica
A prosa romântica inicia-se com a
publicação do primeiro romance brasileiro "O Filho do Pescador", de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa em 1843. O primeiro romance brasileiro
em folhetim foi "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo, publicado em 1844. O
romance brasileiro caracteriza-se por ser uma "adaptação" do romance
europeu, conservando a estrutura folhetinesca européia, com início, meio e fim
seguindo a ordem cronológica dos fatos.
Com José de Alencar surgiram novos
estilos de prosa romântica como os romances regionalistas, históricos e
indianistas e o romance passou a ser mais crítico e realista. Os romances
brasileiros fizeram muito sucesso em sua época já que uniam o útil ao
agradável: A estrutura típica do romance europeu, ambientada nos cenários facilmente
identificáveis pelo leitor brasileiro(cafés, teatros, ruas de cidades como o
Rio de Janeiro).
JOAQUIM MANUEL DE MACEDO

Joaquim
Manuel de Macedo.
Célebre por dar início à produção
prosaica do romantismo brasileiro, Joaquim Manuel de Macedo ou Dr. Macedinho,
como era conhecido pelo povo, escreveu um dos mais populares romances da
literatura romântica do Brasil. O romance "A moreninha" fez um enorme
sucesso dentre a classe burguesa brasileira que se sentia extremamente agradada
por um novo projeto de literatura:
JOSÉ DE ALENCAR

José
de Alencar.
José de Alencar é considerado o
patriarca da literatura brasileira. Inaugurou novos estilos
românticos e consolidou o romantismo no Brasil desenhando o retrato cultural
brasileiro de forma completa e abrangente. E devido a essa visão ampla do
cenário brasileiro, sua obra iniciaria um período de transição entre Romantismo
e Realismo.
Suas narrativas apresentam um desenvolvimento dos conflitos femininos da mulher
burguesa do século XIX, já que seus romances a tinha como público alvo. Sua
obra pode ser fragmentada em três categorias:
Romances Urbanos
Romances ambientados no Rio de
Janeiro, protagonizados por personagens femininos, mostravam o luxo e a pompa
das atividades sociais burguesas, no entanto apresentavam uma critica sutil aos
hábitos hipócritas da burguesia e seu caráter capitalista. São exemplos de
romances urbanos de José de Alencar:
· Senhora
· Lucíola
· Diva
Romances Regionalistas
Narrativas que se sucedem em centros
afastados da capital imperial, ou seja, histórias que acontecem em lugares
tipicamente brasileiros, mais pitorescos, menos influenciados pela cultura
européia. Apesar de José de Alencar narrar seus romances regionalistas com uma
incrível fluência e suavidade, as histórias narradas são superficiais devido ao
fato de que o autor não viajara para as regiões que descreveu, mas pesquisara a
fundo sobre elas. Basicamente, são romances que procuram ser mais fiéis ao
projeto de brasilidade e propaganda do Brasil independente, o objetivo é fazer
propaganda aos próprios brasileiros, expondo a diversidade do país. São
Exemplos de romances regionalistas de José de Alencar:
·
O Gaúcho
Romances Históricos e Indianistas

Romances que revelam a preocupação de
José de Alencar em exibir o índio como herói nacional. Enquanto os autores
românticos da europa retratavam o saudosismo através de menções à época medieval,
no Brasil, Alencar procurou buscar na cultura indígena brasileira o passado
fiel da história brasileira. Seus romances trazem uma linguagem mais original,
com vocábulos do tupi, retratam o índio
como símbolo de bravura, de pureza e de amor ao ambiente natural.
·
Iracema
A Importância da Obra de José de Alencar
Considerado o mais importante escritor
do Romantismo brasileiro, é ele quem consegue expressar o perfeito retrato da cultura brasileira, explorando novas vertentes
da produção literária, criando e abrindo caminhos para a criação de uma
literatura brasileira original, ampla e de boa qualidade.
BERNARDO GUIMARÃES
BERNARDO GUIMARÃES

Bernardo
Guimarães, o escritor da famosa obra "A Escrava Isaura"
· A Escrava
Isaura -
Fez grande sucesso enquanto livro, tão notável que foi adaptado como novela da Rede Globo e da Rede Record.
· O Seminarista
FRANKLIN TÁVORA
· O Seminarista
FRANKLIN TÁVORA

Franklin
Távora, inovador e arrojado, é o primeiro escritor brasileiro a retratar o
cangaço nordestino.
Um dos mais importantes escritores do romance regionalista brasileiro,
Franklin Távora foi o primeiro autor romântico a escrever sobre o cangaço
nordestino e um dos mais assíduos críticos do romantismo de José de Alencar pois acreditava num romantismo mais
realista, menos idealizado, tanto que suas obras oscilam entre o romântico e o
realista. Sua literatura era baseada no "Projeto de uma Literatura do
Norte", o que ele fez foi explorar as regiões Norte e Nordeste do
Brasil, apoiado em sua teoria de que essas eram as regiões mais brasileiras por
serem as menos exploradas pelos brancos europeus, conservando assim um caráter
mais típico e mais real da cultura do Brasil.
·
Lourenço
VISCONDE DE TAUNAY

Visconde
de Taunay, o autor de "Inocência"
Outro importante autor da vertente
regionalista do romantismo brasileiro, que tomou por cenário de suas narrativas
a província de Mato Grosso.
Sua obra caracteriza-se pela precisão de detalhes e pela descrição minuciosa da
paisagem mato-grossense, abusando de detalhes sobre a flora, a fauna e o relevo
do cerrado central do Brasil.
MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA

Manuel
Antônio de Almeida.
O que melhor descreve a sua
importância no romantismo brasileiro é o seu envolvimento com o romance de costumes. Sua
obra procurou retratar os hábitos, a moda, o folclore e a religiosidade das classes populares do início do século XIX,
desmascarando violentamente a baixa sociedade brasileira colonial, o que a
torna singular dentre as obras românticas que procuraram tratar dos costumes e
dos valores da alta sociedade imperial. :
Referências
Introdução a técnicas de redação e literatura - "O Romantismo brasileiro", pgs.146-151. Editora Klick, São Paulo (1996).
oie andrea , gostei muito do seu blog achei muito interessante eu gostei mais da parte das CURIOSIDADES por que tinha coisa la que eu não sabia e agora já sei, tipo os livros do harry potter que foi escrito a mão pois eu não sabia disso, eu sou fã da saga , achei diferente escrever a mão pois nuca tinha ouvido falar , mais então era so isso que queria falar mesmo , e mais um vez seu blog fico ótimo :)
ResponderExcluirObrigada Samuel! Ele não é meu blog, ele é nosso e vamos trabalhar muito com ele.
ExcluirAbraços.
Olá Andrea!
ResponderExcluirGostei muito do blog, ficou excelente, como tudo que você faz não é mesmo?!!
É um material que serve de pesquisa tanto para os professores quanto para os alunos (prático e sucinto).
PARABÉNS!!!
Grande abraço!
Sou bem ao contrario, o material é muito complexo para alunos compreenderem, para os professores é excelente
ExcluirMeus parabéns Andrea essa é sua primeia critica.
Melhore o material flor
Beijos
Anônimo
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